sábado, 20 de novembro de 2010

Fanáticos trocam figurinhas da copa ao lado de banca de revista

Domingão é dia de descanso, tomar cerveja, ir para a missa, fazer churrasco, torcer para o time do coração. Mas para uma turma de fanáticos por copa do mundo, o domingo é dia sagrado para trocar figurinhas da copa.
Todo domingo de manhã em frente a loja Entrelinhas, ao lado do Buracanã, um grupo de crianças, adultos e idosos participam de uma espécie de bolsa de valores de figurinhas da copa. Participar é simples, é preciso apenas levar as figurinhas repetidas para poder efetuar trocas. Para trocar é só apontar o dedo para as repetidas que rapidamente aparecem candidatos ou soltar o clássico grito, "Quem tem figurinha pra trocar?". Quando o álbum está quase completo as "ações" sobem, a pessoa oferece muitas figurinhas em troca daquelas que esta precisando. As figurinhas passam de mão em mão, rodam mais do que nota de um real.
Motivos para colecionar figurinhas não faltam. Geraldo Pereira de 63 anos, compra e troca para seus netos de São Paulo. Para ele essa divertida busca pelo álbum completo além duma recordação é uma forma de interação entre pais, filhos e avós.
Colecionar figurinhas da copa é um hobby que João Marcos Marques Ferreira de 17 anos acha saudável. Mesmo achando caro, acredita que quando se gosta de alguma coisa não tem limite de gastos. Um álbum tem 640 figurinhas, cada pacote com cinco figurinhas custa 75 centavos. Para completar um álbum, o colecionador vai gastar cerca de cem reais. O sucesso das figurinhas tem trazido gente de São Simão para comprá-las, diz a dona da loja. "Um colecionador de São Simão compra vários pacotes fechados para amigos porque ele não encontra figurinhas para comprar naquela cidade que não tem banca de revistas", informa.
Os irmãos Vinícius Inácio Costa de 12 anos e Tiago Inácio Costa de dez anos começaram a juntar figurinhas porque ganharam o álbum de presente da sua avó. Nesse último domingo conseguiram completar sua coleção. Uma lembrança engraçada que levarão dessa aventura da copa do mundo é o nome de um norte coreano, o Pak Mam-Chol, que lembra o nome de um famoso jogo de vídeo game Pac Man.

Bastidores da Matéria
 Vai veno!! Essa é a segunda matéria minha que sai na mesma edição do jornal, to evoluindo, além do mais essa pauta foi sugerida por ninguém mais , ninguém menos que eu mesmo. Em época de copa, nada melhor que uma matéria sobre isso. Outro grande trunfo dessa matéria é que finalmente meu nome saiu no inicio da matéria.
Aos domingos eu e meu amigo João Marcos trocávamos figurinhas na Entrelinhas, o que me inspirou a fazer a matéria. Como sempre fiquei bem acanhado e intimidado com tantas pessoas, cerca dumas 50! Fui me adaptando a situação aos poucos e comecei a tirar fotos. Tentei entrevistar uma menininha que me deixou sem reação, pra não falar com cara de bocó. Minha primeira e última e dolorida pergunta que fiz a ela: "Por que você coleciona figurinhas"? Porque eu quero, dãããããrr!!! e saiu olhando feio pra mim, tipo que se ta olhando ainda, perdeu alguma coisa? Quer um abraço meu? Acho que não faz o seu que eu faço o meu. Não desanimei, quer dizer desanimei muito, mas não desisti. Entrevistei então a dona da loja que me fez jurar não colocar o nome dela, seu Geraldo, Vínicius e Tiago e o João. Como diz o velho ditado "primeiro o trabalho depois a diversão", fiz meu dever e troquei cerca dumas 150 figurinhas.( Obs. Até hoje não completei meu albúm, mandei uma carta para a empresa das figurinhas e ainda não me mandaram, o pedido já tem quase 3 meses, sou ruim de conte mas acho que é isso mesmo.)

2 comentários:

  1. Chamar os coitados de Fanáticos foi apelação!

    ResponderExcluir
  2. Em plena manhã de Domingão, trocando figurinhas????? Tô Fora!!! prefiro fica em casa coçando o saco... dormindo até mais tarde. Esporte pra loko mesmooo.
    Muito bom Gabriel...

    ResponderExcluir