sábado, 20 de novembro de 2010

Animais sul africanos são atração em muro de escola

Este painel no muro externo da escola, na rua Francisco Carvalho de Andrade, faz parte de um projeto feito pela E.E "Teófilo Siqueira", que é feito todo ano em novembro e que foi antecipado esse ano devido à Copa do Mundo na África.
Toda a escola, alunos, professores, coordenadores e funcionários engajaram-se em trabalhar a influência africana na formação da nossa cultura, através de leituras diversas, músicas, teatros, confecção de cartazes , murais e maquetes em argila de aldeias africanas, criação de poesias, pesquisas da internet, artesanatos e releituras de obras de pintores, nas quais a temática retrata cenas do cotidiano dos afro-descendentes, sob a orientação da professora Márcia Corneti. A professora explica que a Copa motivou a escolha do tema. "Cada professor trabalhou de uma forma o continente africano, os países participantes. Eu, professora de história, fiz um trabalho no sentido de conhecerem a história da África e escolhemos os animais africanos como temas para a decoração do muro. Todos os meus alunos participaram desse trabalho", conclui Márcia.

Imagens - As imagens feitas pelos alunos retratam animais sul-africanos, como leão, elefante, girafa, feitos de retalhos de pano coloridos e atraíram a atenção das pessoas que passavam pelo local, enquanto os estudantes colavam o material no muro "Com certeza acho que outras escolas deveriam adotar esse trabalho. Ficou colorido, bonito mesmo. De longe achei que fosse pintura, mas quando cheguei perto percebi que são tecidos colados. É de uma perfeição. Estão de parabéns", diz Margarida Nascimento Paiva.

Gostaram - Os alunos empenharam-se muito no desenvolvimento das atividades. "Foi muito bom aprender sobre a cultura africana e observar como ela influencia a nossa vida", diz a aluna Mayara Soares, da 6 série E. Segundo Alan Cristhian, da 8 série E, "É interessante aprender produzindo". Uma Lei Federal estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica.

Bastidores da Matéria

A essa altura do campeonato eu já era repórter do jornal.Uma das repórteres do jornal estava indo fazer uma matéria e me levou junto´ pois eu estava "só cosando na redação".O local da matéria era uma escola na qual colaram animais da África nos seus muros. A professora que era a nossa fonte não estava lá, então fui incumbido de voltar lá no outro dia. Foi muito foda ter que ir lá sozinho, pois como já descrevi sou muito tímido, mas isso não me impediu de fazer minha missão.
Os alunos e os professores estavam colando mais animais nos muros (querendo mostrar serviço e para fingir que eu cheguei na hora certa também). Tirei várias fotos, quando fui surpreendido por uma professora : "Você não vai perguntar nada ? Vai ficar só olhando e tirando fotos?" Puta que pariu não mencionei para vocês, mas o combinado eram só as fotos, por isso tive que correr até a redação para me munir de caneta e papel, ela falava muito e eu não conseguiria nunca decorar tudo. Sorte que o jornal era na quadra de baixo da escola(enfim, cidade pequena tudo é perto). Eu me saí pior que o repórter inexperiente do CQC, que era feito pelo Danilo Gentili. Vocês já viram um repórter sem papel e caneta fazendo uma matéria? pois é nem eu...
As própias professoras escreveram suas respostas numa folha para mim, (nem isso eu fiz que piada de reporter). Passadas 2 horas fim de matéria e fui para a redação, o jornal ia fechar em 30 minutos, pouco menos de 20 minutos já tinha digitado no meu computador. O pior de tudo é que eu nem precisa fazer as entrevistas, porque a outra repórter já tinha feito. Pra não perder meu serviço o editor juntou as duas partes e fez isso daí.

2 comentários:

  1. Acho que os alunos gostaram de fazer o trabalho só porque matava aulas isso sim..! É como na minha época :p Nada muda...

    ResponderExcluir
  2. Pior q não!!! Era nos ultimos dias de aula, tinha meia duzia de 6 alunos q foram so pra comer merenda e de quebra saíram no jornal

    ResponderExcluir