sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hoje Santa Rosa tem 23.789 habitantes... Você acredita no IBGE?

Um vai e vem nos números do Censo 2010 confunde nós do Jornalzão e a população. O órgão parece aceitar interferência política para que este ou aquele município aumente sua população para que ganhe vantagens como ter mais vereadores ou mais arrecadação.

Em 14/10/10 no site do IBGE:
99% recenseado, população de 23.716

Em 19/10/10 no site do IGBE:
98% recenseado, 23.480

Em 25/10/10 no site do IGBE:
98,92% recenseado, 23.789

E você caro leitor, acredita nos números do Censo 2010?
Fomos às ruas ouvir o cidadão. Veja o que alguns disseram:

Alex Gonçalves, 23
“Não foi bem feito, Santa Rosa deve ter em torno dumas 25.000 pessoas.”

Sônia Arcebi Abaque, 47
“Na medida do possível sim, achava que tinha esse número mesmo.”

José Antônio de Souza, 75
“Teve muita diferença nas checagens, mas o número é o que eu esperava.”

Bastidores da matéria
Essa enquete foi feita na mesma semana em que produzi a da Dilma. Detalhe importante: Só fiz as entrevistas e as fotos, o texto, o título e os dados não são meus. 
Depois de várias entrevistas percebi que IBGE não é muito conhecido e o número de habitantes dessa singela cidade da muito pano pra manga. Eu mesmo acreditava que tinha no mínimo 25.000 habitantes, uma informação que servirá de deleite para alguns amigos de cidades vizinhas que acham suas cidades maravilhosas, mesmo tendo um IDH menor que aqui. A excentricidade dessa busca por conhecimento, e de Geografia, diga-se de passagem, foi o acréscimo vocabular no meu acervo mental de um vocábulo. A palavra é Careta, que significa cigarro. Um fulano me pediu a tal careta, eu entendi caneta, quando fui lhe emprestar meu instrumento de trabalho, o dito cujo me encarou feio e disse: Eu falei careta, cigarro, não caneta. Você não entende direito o que os outros falam, ou só quer chamar atenção? Zuera pensou o cara falar isso mesmo? Ele só riu na minha cara e explicou o mal entendido. 
De interessante falei à hora pra sei lá se aquilo era homem ou mulher, zerei God of War na casa de um amigo nos intervalos das entrevistas. Uma coisa me deixou muito triste, ver um mendigo comendo comida no chão, eu pus a mão no bolso para dar um troco pro coitado, mas não sei quem era o coitado daquela história, a vida de desocupado por opção é dura.
O Ministério da saúde adverte: Ser desocupado por opção faz mau para a o sistema circulatório central do real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário