segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Santa Rosa está entre as cidades menos sujas de São Paulo

Município investiu em melhorias ambientais e projetos educativos para conquistar destaque em ranking de programa do Governo Estadual.




“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja”. A frase, do médium Chico Xavier, tem sido levada a sério em Santa Rosa do Viterbo, a 80 quilômetros de Ribeirão Preto, uma das cidades menos sujas do Estado de São Paulo. Segundo o ranking do “Município Verde Azul”, programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que estimula práticas sustentáveis, Santa Rosa, que chegou a atingir o primeiro lugar em 2010, é um dos municípios que mais se preocupam com essa questão em todo o Estado.
Para que os municípios paulistas conquistem o certificado de “Município Verde Azul”, foram propostas 10 diretivas ambientais com critérios específicos a serem avaliados, uma espécie de 10 mandamentos para que o município esteja em acordo com as práticas ecológicas. São elas: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e existência de um Conselho de Meio Ambiente. Além do certificado, entregue numa cerimônia em São Paulo, as cidades conseguem facilidades para ganhar recursos governamentais direcionados a esporte, saúde, educação, entre outras.  
O projeto surgiu em 2007, mas as avaliações começaram no ano seguinte, com a participação de 614 cidades. Dessas, apenas 144 receberam o certificado, pouco mais de 15% dos avaliados. Para ter direito à premiação, é necessário atingir pontuação acima de 80, numa escala de zero a 100 (cada diretiva vale de zero a dez pontos, que são somados para definir a pontuação final). Santa Rosa, que obteve o 4º lugar na primeira avaliação, com nota 90,64, caiu para 14º em 2009, mesmo com uma pontuação superior: 92,77. Até que, em 2010, alcançou a liderança, com 94,31 pontos. Já em 2011, Santa Rosa ficou em 46º, com pontuação de 88,34. Mesmo com a queda, continua como destaque por estar, desde o início do programa estadual, entre os municípios certificados e ter sido, até agora, a única localidade da região de Ribeirão Preto a atingir o topo.
Para participar do programa, cada município recebe um convite da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O prefeito assina um protocolo de intenções e escolhe um interlocutor para fazer a ponte entre Governo do Estado e prefeitura. Esse interlocutor tem a função de preencher uma planilha eletrônica, em que é preciso informar como o município está atingindo as metas, quais são as estratégias e dificuldades. Mas não adianta apenas preencher. É necessário comprovar tudo com relatórios, gráficos e imagens. Técnicos do governo também fazem inspeções periódicas para verificar se o município realmente está preocupado com o meio ambiente. Elas nunca entram em contato com as prefeituras, mas com comerciantes e moradores, que são indagados sobre as condições do lugar.

Escolhendo os melhores grãos

Para colher uma boa safra de pontos, Santa Rosa precisou escolher os melhores grãos. Em agosto de 2007, o ex-prefeito, Luis Fernando Gasperini, assinou o protocolo. Foi criada, logo em seguida, a Divisão de Meio Ambiente, com a professora Quilma Cibeli Pereira, de Biologia, que fazia parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), nomeada com interlocutora.
Mas nem tudo foram rosas em Santa Rosa. Quilma conta que teve dificuldades com a estruturação da divisão, com levantamentos de dados sobre questões ambientais, criação de leis que regulamentam a inspeção veicular e habitação sustentável. Os projetos de lei eram sempre barrados por pontos jurídicos, operacionais, comerciais, entre outros interesses.
Já no primeiro ano, algumas diretivas foram cumpridas, como tratamento de água e esgoto, disposição adequada do lixo e índice de arborização urbana acima do recomendado por autoridades e organismos ambientais. Quilma afirma que o importante, inicialmente, não era o ranking ou qualquer prêmio, mas que a ideia fosse incorporada a uma causa maior.

É plantando que se colhe

Várias cidades tiveram que começar do zero, enquanto as sementes do “Verde Azul” em Santa Rosa já começavam a virar flores. Duas se destacaram: o extermínio do lixão a céu aberto e a construção de uma ciclovia. Um grupo chamado Verde Tambaú propôs um desafio: quebrar a meta que havia sido atingida por seus membros no Desafio Verde e plantar, no menor tempo possível, o maior número de mudas nativas e frutíferas. No tal Desafio Verde, Tambaú havia conseguido plantar, em 17 minutos, perto de 500 mudas.
A Prefeitura de Santa Rosa fez, então, uma parceria com empresas locais, alunos de cursos de gestão ambiental, associação e moradores do bairro Nhumirim, que, em três minutos, pulverizaram o recorde, com mais de 1.200 mudas plantadas.
A ciclovia foi construída em 2008, numa parceria entre a prefeitura e a Nossa Caixa, que bancou parte da obra. Com uma nova mobilização de comunidades dos bairros, aposentados e entidades filantrópicas, foram plantadas mais de 100 mudas de ipês ao longo da obra, de quase 1.500 metros de extensão. A Ciclovia dos Ypês faz sucesso. O aposentado José Pereira, que frequenta o local, afirma que, “se tivesse mais tempo, viria mais vezes pra cá. Essa ciclovia já deveria ter sido feita há uns 20 anos”.

Colhendo os frutos

Colhendo, mas sempre plantando mais, literalmente, a Divisão de Meio Ambiente, liderada pela atual interlocutora e chefe da Divisão do Meio Ambiente, Graziela Maria de Oliveira, está investindo agora na arborização urbana. Segundo o cronograma dessa diretiva, a partir de 2009 até os próximos 12 anos, a cobertura vegetal existente no município deve passar de 14,2m2/habitante (o índice recomendado é de 12m2/habitante) para 100m2/habitante. Durante este período, devem ser plantadas 54.000 mudas, sendo 10% desse total já neste ano.
O município também faz inspeção veicular a cada três meses e investe em educação ambiental. Mas Graziela não concorda com rankings. “Não considero uma competição, nem deveria ser classificado com números. Bastava divulgar que o município tem o certificado”.  
Um dos frutos mais suculentos colhidos pela atual gestão foi em 2009: uma verba para construir um centro de triagem de materiais recicláveis. Agora em 2012, numa parceria com catadores de recicláveis, agentes ambientais e prefeitura, o estabelecimento começará a funcionar, gerando empregos e renda para o município. E Santa Rosa já está de olho num novo fruto: um caminhão de coleta seletiva.

Confira os rankings completos, desde 2008, no site:
WWW.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul (Clicar em ranking/pontuação).

Bastidores da Matéria


Acho que não é um bom momento para falar de coisas verdes, ainda mais por hoje ser segunda, tenho lembranças deveras tristes! Mas vamos lá, vou dividir em Jornal do Barão pra explicar algumas coisinhas e bastidores propriamente dito:

Jornal do Barão

- Minha primeira matéria para o Jornal – Laboratório do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, também conhecido como o Jornal do Barão, que é nossa prova ou avaliação do impresso;
- Fui articulista também, escrevi sobre meme (Caso não conheça o termo, joga no Google, porque eu estou morrendo de preguiça de explicar);
- Gabriel Caldas iria assinar a matéria, mas convenci minha professora de diagramação um dia antes de mandar pra gráfica de usar meu nome de guerra, na verdade o nome completo, isso mudou o mundo!

Santa Rosa de Viterbo, a cidade menos suja de São Paulo. Esse era o título oficial, mas o ranking foi atualizado dias depois de escrevê-la  ¬¬. 
 Eu sei, o texto ficou enorme, mas isso é porque não temos anúncios, o componente principal e mais importante de um periódico. Ficamos perdidos e tivemos que preencher todo o espaço com ideias, muito trágico.
Meu ócio no facebook finalmente foi proveitoso. Consegui fontes e entrevistas. Mas as melhores foram na ciclovia. Parava o povo que ali fazia atividades físicas para perguntar se estavam fazendo atividades físicas. Criatividade, a gente vê por aqui, só que não.
Cansei de falar do texto, na verdade era só isso, foi normal, talvez por isso eu tenha demorado pra postar. Quero falar das fotos!
Foi uma frustração bem legal, ter que andar alguns Km de bicicleta para chegar ao ex-lixão, esquecer-se de passar o protetor solar e queimar a cara e os braços, pisar em atoleiro, pular cerca, procurar vários ângulos diferentes para as fotos e sair somente uma. Foi publicada justo uma imagem da ciclovia com sujeira no chão ¬¬ Acho que deveria ter manipulado a foto... Mas enfim, era a cidade menos suja, e não totalmente limpa. 
Antes que me esqueça, eu estava no dia do Desafio Verde. Plantei umas cinco árvores. Batizei três: Seiya, Shiryu e Gotenks. Um cara me falou que aquele dia era histórico, que eu deveria guardar onde havia plantado minhas mudas, para mostrar para meus filhos e netos. Infelizmente não me lembro do local exato. Só sei que onde quer que elas estejam, tenho certeza que estão muito felizes

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Chega Mais? 2

Depois de algum trabalho,  preguiça, falta de coragem, enfim conseguimos fazer o Chega Mais? 2. (Esse é meu post 50 do desocupado, que bonito!) O programa foi feito pra você dona de casa que limpa o subaco cabeludo do seu marido, você que tem que limpar a fralda com coco mole do seu filho de 2 anos, você que tem que limpar a privada com a língua, com aquelas lambidas nervosas, além de tudo tem que limpar aquele monte de lixo eleitoral e esta chapada porque ninguém quis comprar seu voto, tivemos a sensibilidade de fazer um programa pra vocês!!! Fizemos uma matéria sobre os santinhos poluindo o meio ambiente, ou melhor o ambiente inteiro (PIADINHA RUIM!!! kkkk). Alguém ai sabe me dizer porque aquele lixo nas ruas é chamado de santinho? Isso não sei, mas acho que serve pra fazer um baseado em fotos reais (putzzz humor super desenvolvido é outra coisa né!! kkk). Aproveitando a oportunidade de fim de eleição, falo das municipais mesmo, não do Bi Obama, parabenizo o Frauvo por ser o novo prefeito de Nhumirim com a votação recorde de sete votos, nunca ninguém conseguiu essa esmagadora maioria. Ele é um cara digníssimo, teve a grande sacada de bancar mangas pra crianças carentes, sou seu fã, só que não!
O programa ainda é feito pra você dona de casa que limpa o subaco cabeludo do seu marido, você que tem que limpar a fralda com coco mole do seu filho de 2 anos, você que tem que limpar a privada com a língua, com aquelas lambidas nervosas e graças a isso não pode aprender a fazer exercícios na academia ao ar livre, porque até o ar é livre e você não! Fizemos uma guia pratico de como fazer corretamente ou otimizar suas atividades. Mas que fique claro apenas na academia ao ar livre, pois ainda não temos uma academia ao ar preso (AFFFF parei com minhas piadinhas de humor!).
Venho ainda informar que a dona do nosso "estúdio" requisitou o estabelecimento novamente, então se alguém quiser acolher nossa presença em seu recinto para eventuais programas tamo junto!
Vamos mijar e já voltamos!