quarta-feira, 20 de abril de 2011

Será que vai dar para o Corinthians?


Os corintianos estão eufóricos com a oportunidade de ser campeão brasileiro no ano do seu centenário.
Mas se depender de palmeirenses, santistas e são paulinos esse caneco vai para Cruzeiro ou Fluminense.
Veja o que pensam alguns santarrosenses sobre quem vai ser o campeão brasileiro desse ano:


Wellivelton Aparecido Emídio Lopes, 13
“Corinthians, porque é o time que eu gosto.”

Aparecido Durando, 60
“Corinthians, a mala preta vai rolar, não vai perder no centenário.”

Jefferson Bonini, 16
“Fluminense, porque eu odeio o Corinthians.”
 
Bastidores da matéria

   Antes que alguém me cornete, eu sei que o centenário foi no ano passado, mas eu fiz essa enquete no ano certo, só não postei no mesmo.
  Eu e meu amigo João Marcos resolvemos tomar um guaraná enquanto eu escolhia minhas vítimas. Um senhor estava sentado em outra mesa e o abordei. Na lata, respondeu Fluminense ou São Paulo, pelo simples fato de detestar o Corinthians. Mas com o arrependimento de quem tinha matado alguém, esse senhor de 63 anos pegou a caneta da minha mão e rabiscou seu nome da caderneta em que tomei nota das suas palavras. Ele estava com medo dos cunhados ou cunhado dele xingá-lo.  Q bsurdo super saiajin!! Meu amigo só sacudia a cabeça e com um olhar sério, reprovava o Argemiro cagão, que ainda pegou sua bicicleta e saiu correndo. Acho antiético revelar nome das pessoas, que comento, mas como ele não saiu no jornal, não vou colocar seu sobrenome e me deixou muito bravo e não aprendi ética na faculdade e ainda seu nome é bem excêntrico, não resisti. 
  Enquanto eu tentava usar meus dotes de persuasão em mais uma vítima, uma senhora que entrevistei na matéria do IBGE fez uma propaganda grátis do meu trablalho, falando que uma foto sua tinha  viajado para Passagarda ou coisa que o valha e graças a isso ficou talvez, aspira a meio semipseudo conhecida e a véia ainda estava se achando por causa disso. Mas mesmo com a chance do estralado eminente bater a sua porta, a pessoa não me concedeu a palavra.                                                                      
  Os grandes acontecimentos dessa enquete ocorreram na hora da entrega das fotos para o Poderoso Chefão. Eu não levei o USB, estava ciente que tinha outro lá. Mas o Poderoso Chefão tinha comprado outra câmera e não tinha mais o cabo. Tirei meu cartão de memória, mas não entrou no notebook, tivemos que testar uns três adaptadores até um funcionar. No jornal tem um servidor que coloca todos os PC em rede, quando fui passar as fotos, o servidor estava com defeito, que logo foi solucionado. Essa enquete teimou o quanto pode para não sair, mas seu Chakara se esgotou. 

 Aviso importante, ou não:

Não postarei mais essas enquetes, acho que já deu. Sem fotos e quase nada escrito, praticamnete só tem os bastidores. A lém do mais, as últimas que fiz e não postei, não tiveram nada de excêntrico. Estou aberto a novas ideias.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Hoje Santa Rosa tem 23.789 habitantes... Você acredita no IBGE?

Um vai e vem nos números do Censo 2010 confunde nós do Jornalzão e a população. O órgão parece aceitar interferência política para que este ou aquele município aumente sua população para que ganhe vantagens como ter mais vereadores ou mais arrecadação.

Em 14/10/10 no site do IBGE:
99% recenseado, população de 23.716

Em 19/10/10 no site do IGBE:
98% recenseado, 23.480

Em 25/10/10 no site do IGBE:
98,92% recenseado, 23.789

E você caro leitor, acredita nos números do Censo 2010?
Fomos às ruas ouvir o cidadão. Veja o que alguns disseram:

Alex Gonçalves, 23
“Não foi bem feito, Santa Rosa deve ter em torno dumas 25.000 pessoas.”

Sônia Arcebi Abaque, 47
“Na medida do possível sim, achava que tinha esse número mesmo.”

José Antônio de Souza, 75
“Teve muita diferença nas checagens, mas o número é o que eu esperava.”

Bastidores da matéria
Essa enquete foi feita na mesma semana em que produzi a da Dilma. Detalhe importante: Só fiz as entrevistas e as fotos, o texto, o título e os dados não são meus. 
Depois de várias entrevistas percebi que IBGE não é muito conhecido e o número de habitantes dessa singela cidade da muito pano pra manga. Eu mesmo acreditava que tinha no mínimo 25.000 habitantes, uma informação que servirá de deleite para alguns amigos de cidades vizinhas que acham suas cidades maravilhosas, mesmo tendo um IDH menor que aqui. A excentricidade dessa busca por conhecimento, e de Geografia, diga-se de passagem, foi o acréscimo vocabular no meu acervo mental de um vocábulo. A palavra é Careta, que significa cigarro. Um fulano me pediu a tal careta, eu entendi caneta, quando fui lhe emprestar meu instrumento de trabalho, o dito cujo me encarou feio e disse: Eu falei careta, cigarro, não caneta. Você não entende direito o que os outros falam, ou só quer chamar atenção? Zuera pensou o cara falar isso mesmo? Ele só riu na minha cara e explicou o mal entendido. 
De interessante falei à hora pra sei lá se aquilo era homem ou mulher, zerei God of War na casa de um amigo nos intervalos das entrevistas. Uma coisa me deixou muito triste, ver um mendigo comendo comida no chão, eu pus a mão no bolso para dar um troco pro coitado, mas não sei quem era o coitado daquela história, a vida de desocupado por opção é dura.
O Ministério da saúde adverte: Ser desocupado por opção faz mau para a o sistema circulatório central do real!